Camping em Joanópolis

Viagem realizada em janeiro/2014

Joanópolis está localizada entre as belas montanhas da Serra da Mantiqueira a pouco mais de 100 km de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, próximo à cidade de Extrema.

Repleta de belezas naturais, é lá que se encontra a Cachoeira dos Pretos com 154 m de queda d’água! Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira, que deu origem ao nome do bairro e da cachoeira.

Nós ficamos acampados no Camping do Zé Roque. Foi somente um final de semana, mas aproveitamos bem.

O camping é muito bonito e bem cuidado, possui casinhas com fogão à lenha para uso comunitário e churrasqueiras dispostas no gramado (tem que levar grelha). Os banheiros estavam sempre limpos e há chuveiros elétricos e aquecidos à lenha. Vendem gelo e carvão e há pontos de energia de 110v (parte baixa do camping, próximo ao rio) e 220v (parte alta), porém, são distantes, então é necessário levar extensões longas.

camping ze roque joanopolis relatos
Entrada do camping

Algo que nós adoramos foi o fato de poder acampar à beira do rio que corta o camping. Foi uma delícia dormir com o barulhinho d’água.

relatos camping ze roque joanopolis
Rio Cachoeira, oriundo da Cachoeira dos Pretos. A água é limpa e tem coloração escura.

relatos viagem camping ze roque joanopolis

camping joanopolis ze roque
Essa foi a segunda acampada com a barraca Quechua T6.2. A antiga era uma Super Esquilo 4 da Trilhas e Rumos. Adoramos poder ficar em pé dentro da barraca! rs
camping beira do rio camping ze roque joanopolis
Bom demais acordar com uma vista dessa, não?!

Nós fomos no verão e estava bem quente durante o dia (à noite esfriou), mas em outras épocas a temperatura média é de 19,2º C e em julho cerca de 8,6º C.

Entramos algumas vezes no rio, a água estava geladíssima! rs

joanopolis camping ze roque

camping ze roque joanopolis relatos viagem

Depois de relaxar no camping, que tal subir ao topo da Cachoeira dos Pretos? Pode-se fazer o trajeto caminhando ou de jipe.

cachoeira dos pretos joanopolis dica de passeio
Cachoeira dos Pretos vista de baixo.

Normalmente, o pessoal vai de jipe, pois a subida é bem cansativa (íngreme, um pouco escorregadia por causa das pedrinhas e quase sem sombra). Nós fomos caminhando mesmo, chegamos quase nos arrastando… rs.

O visual é lindo, mas é necessário ter cuidado, principalmente com crianças. Abaixo está o início da queda principal da Cachoeira dos Pretos:

topo cachoeira dos pretos joanopolis

cachoeira dos pretos joanopolis 2

Um pouco mais acima há outra queda d’água. O lado bom de subir à pé é poder ficar o tempo que quiser por lá.

joanopolis cachoeira dos pretos relatos viagem

Ao lado do camping,  existe um parque com muito verde, diversas quedas d’água e corredeiras. Fomos bem cedo, logo depois que acordamos e não havia ninguém por lá ainda.

relatos passeio parque joanopolis

parque joanopolis cachoeira dos pretos

parque joanopolis cachoeira

Os passeios de jipe que sobem até a Cachoeira dos Pretos são reservados neste parque. Também é possível fazer boia cross (no rio que passa dentro do camping), passeios à cavalo, pedalinho, tirolesaarvorismo. O local conta com área de estacionamento (pago), venda de artesanato, lanchonetes e restaurante. O parque costuma receber muitas visitas aos finais de semana e feriados.

Como chegar

Saindo de São Paulo
Siga para Atibaia pela rodovia Fernão Dias e pegue a rodovia D. Pedro I por alguns quilômetros e siga por uma estradinha de mão única para Piracaia e depois para Joanópolis. Ou siga a Fernão Dias até Bragança Paulista e de lá pegue outra estrada para Joanópolis.

No centro de Joanópolis, um quarteirão antes da igreja, vire à direita para acessar a estrada “Entre Serras e Águas” e siga por 18km até o camping. Observe as placas que indicam a Cachoeira dos Pretos.

Para chegar ao camping atravesse a área de estacionamento do parque, descendo à esquerda.

Telefone do Camping Zé Roque: (11) 4539-3416 e 4539-9236 falar com Cristina.


Conheça também o Camping Amaro, localizado em frente ao Camping do Zé Roque!

4 Replies to “Camping em Joanópolis”

  1. Adoro esse lugar,eu e minha família acampamos lá já faz quinze anos,proximo feriadão estaremos lá

    1. Olá, Josiane!
      Nossa, quinze anos, que legal! Nós gostamos mto desse camping também. Só fomos uma vez, mas pretendemos voltar qqer dia!

  2. Olá amiga, nossa vendo vcs, dá até vontade de acampar rsrs, cada lugar lindo que vcs encontram, com certeza. ..demais acordar com o barulhinho do rio e esse visual, e a cachoeira, nossa…vcs são aventureiros mesmo! Ir à pé, mas tenho certeza que assim, se curti muito mais o lugar.
    Ah e a barraca hein, arrasaram, nossa ficar em pé nela, que grande! Parabéns é linda e com certeza, muito mais confortável!
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    1. Oi amiga!!
      Ahh nós adoramos esse contato com a natureza! Nós curtimos mto esse camping, espero poder voltar qqer dia!
      Qto à barraca, obrigada amiga, esta é mto mais confortável mesmo, principalmente pro marido que é alto. Já ficamos acampados 10 dias com ela e nos sentimos em casa… rsrs.
      Beijooo

Deixe um comentário