Nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2016, acontece a 38ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo.
A florada das cerejeiras dura apenas alguns dias e, para comemorar o belíssimo espetáculo, a Federação Sakura e Ipê do Brasil organiza, desde 1978, a tradicional festa que conta com muitas apresentações e shows da cultura japonesa, além de barracas com comidas típicas.
O Bosque das Cerejeiras do Parque do Carmo possui cerca de 4000 árvores e é o maior das Américas. Possui exemplares das espécies yukiwari, himalaia e okinawa. Ver todas estas cerejeiras floridas é algo realmente único e encantador!
No Japão, o desabrochar das cerejeiras (sakura, em japonês) é uma época especialmente aguardada pela população. Não é à toa que a sakura é a árvore símbolo do Japão.
Para poder apreciar bem de pertinho, existe uma tradição: o hanami, que é a contemplação da beleza das flores. Os poucos dias de floração são muito comemorados! Logo cedo, antes de ir ao trabalho, os japoneses vão aos parques e já estendem suas lonas e tapetes no chão, reservando seu cantinho! Na hora do almoço ou após o trabalho, amigos e familiares se reúnem no local e compartilham suas refeições sob as árvores floridas.
Marido e eu viajamos ao Japão há dois anos justamente nesta época e a lembrança das lindas sakuras pelas cidades ainda está muito viva em minha memória e creio que permanecerá por toda a vida.
No ano passado fomos conferir a festa no Parque do Carmo para matar as saudades!
Quando o vento sopra, uma chuva de pétalas forra o gramado. Diz a lenda que quem consegue pegar uma pétala no ar tem um pedido realizado! 🙂
Se você chegar cedo, conseguirá passear pelo bosque e comprar algo das barracas sem filas. Próximo às 11h, 12h, o local fica cheio, muito cheio mesmo!
38ª Festa das Cerejeiras
Datas: 5, 6 e 7 de agosto de 2016
Entrada: Gratuita!
Horários:
Sexta: 12h às 17h
Sábado e domingo: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera
Oi Angel, Tudo Bem?
Adorei rever essas fotos. O lugar estava realmente Maravilhoso e o dia apesar de cansativo foi muito bom, rs
Pena o povo brasileiro não ter respeito e ficar balançando as árvores ou pior arrancando os galhos😲. Acho que a associação responsável pela festa da Cerejeira terá planejar ações de conscientização (educação ) , para alguns visitantes.
BEIJOS
,
Olá amiga!
Nossa, lindo mesmo!
Já tive o prazer de ver tb, afinal moro perto dele rsrs.
Me senti em casa lendo o post.
Demais!
Imagino vc reviver um pouquinho o que viu no Japão. Lindo demais!
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br
Oie amiga!
Que bacana que você mora perto! É mto lindo aquele bosque todo florido, né?!
Fazer esse post me deu uma saudade da viagem… rs.
Beijo!