Viagem realizada em janeiro/fevereiro de 2018.
Nossa última caminhada em El Chaltén foi para a Laguna Torre. Assim como a trilha que leva à Laguna de los Tres, esta também é bastante percorrida pelos visitantes.
Na avenida principal há uma placa indicando a direção para o início da trilha, logo depois da sorveteria Domo Blanco. Mas, como nossa hospedagem ficava quase no final da rua Lago del Desierto, cortamos caminho pela José Antonio Rojo que levava a uma escadaria no fim da rua.
Subimos as escadas e continuamos caminhando para a esquerda e logo avistamos a placa da trilha no alto do morro. O céu azul sem nuvens era animador e, assim como o dia anterior, estava fazendo muito calor.



No primeiro trecho da trilha temos bonitas vistas do rio Fitz Roy que passa serpenteando pelo vale e também da linda cadeia de montanhas. É possível avistá-las de diversos pontos do percurso.


Caminhamos por um trecho de bosque e nos deparamos com uma subidinha que, se bem me lembro, era a mais íngreme do percurso. Logo depois chegamos no Mirador Cerro Torre, com mais uma linda vista para as montanhas.


Entramos novamente no bosque, um colírio para os olhos e um alívio para o calor que estávamos sentindo. Que delícia caminhar por lá!
Saímos num campo aberto com o Cerro Torre cada vez mais próximo.
Percorremos mais um trecho de bosque, ouvindo o som de água corrente. Era o rio Fitz Roy. Mais adiante foi possível admirá-lo bem de perto.


Estávamos cada vez mais perto da Laguna Torre. E a trilha continuou linda!
Enfim, chegamos no trecho final. Uma caminhada em terreno pedregoso, não muito longa. Estava ventando muito nessa parte e já imaginei como seria quando chegássemos no lago.
Do alto avistamos a Laguna Torre, com muitos blocos de gelo. A água não é azulzinha como a da Laguna de Los Tres, mas o cenário não deixa de ser maravilhoso. O Cerro Torre estava totalmente descoberto, sem nenhuma nuvem ao redor! Ao fundo, também podemos ver o Glaciar Grande.
Fizemos o percurso de ida em 2h40min.
Os fortes ventos até produziam pequenas ondas no lago. Sentamos um pouco para descansar, pois nossa intenção era prosseguir até o Mirador Maestri, localizado 1 km mais à frente, contornando o lago pela direita. Há uma linda vista para o Glaciar Grande deste mirante.

Começamos a caminhada até lá. Estava ventando tão forte que eu não conseguia me manter firme no chão. Até meu marido que é grandão se desequilibrava em alguns momentos. Foi a ventania mais forte que sentimos durante toda a estadia em El Chaltén. Não achamos seguro continuar, então abortamos a missão.
Antes de voltar, demos uma paradinha no acampamento De Agostini para fazer um lanche.
O retorno é feito pelo mesmo caminho e a todo momento olhávamos para trás, pois a vista era mesmo arrasadora…
Na metade do caminho começamos a ver nuvens se aproximando. Uma delas se instalou sobre o Cerro Torre.

Demoramos o mesmo tempo para voltar, 2h40min, mas fizemos a trilha em torno de 6 horas no total, contando as paradas para fotos, lanche e descanso.
Embora a trilha à Laguna Torre tenha um longo percurso, com cerca de 20 km no total, ida e volta, não a achamos muito cansativa, já que o desnível é de apenas 250 metros. Se você tiver somente um dia inteiro disponível em El Chaltén e não quiser encarar a subidona da Laguna de los Tres, sugiro essa trilha. O caminho é super agradável e como puderam observar, as vistas são incríveis!
Chegamos na cidade ávidos por um delicioso sorvete da Domo Blanco. Que dia quente! Mais tarde saímos para jantar e o calorão continuava. Não estava ventando, então muita gente aproveitou para comer nas mesas de fora dos restaurantes.
E assim terminou nossa estadia na pequena El Chaltén, um lugar que, definitivamente, cativou nossos corações! <3
No dia seguinte, pegamos o ônibus e voltamos para El Calafate, onde passamos mais uma noite. Resolvemos fazer uma parada por lá antes de seguir para Puerto Natales, no Chile, para a viagem não ficar muito cansativa.
Na Patagônia Chilena conhecemos o belíssimo Parque Nacional Torres del Paine, assunto do próximo post!
Trilha Laguna Torre
Extensão: cerca de 20 km (ida e volta). Se desejar seguir para o Mirador Maestri também, adicione mais 1 km. Caminhada agradável, sem muitas subidas.
Tempo total estimado: 6 horas, com adição de mais uma hora se for ao Mirador Maestri.
Início da trilha: na avenida principal, após a sorveteria Domo Blanco há uma placa na esquina indicando a direção. O Camping La Torcida fica bem próximo do morro que deve-se subir para iniciar a trilha.
No final da rua José Antonio Rojo há uma escadaria que leva até a rua Las Loicas. Siga caminhando para a esquerda. Quando chegar em frente à montanha, vire à direita e continue reto. Logo você verá a placa da trilha no alto do morro.
Obs.: há um riacho durante a trilha para coletar água potável.