Viagem realizada em abril de 2017.
Distante cerca de 100 km de São Paulo, a cidade de Itu é uma ótima opção para quem curte acampar em meio à natureza. A região conta com diversos campings, alguns muito bem estruturados, outros mais simples, há opções para todos os gostos.
Sempre ouvia falar dos campings de Itu, mas ainda não tínhamos conhecido nenhum. Após algumas pesquisas, escolhemos o Camping Fazenda das Pedras. Mandei e-mail antecipadamente perguntando se era necessário fazer reserva para o período que ficaríamos lá (durante a semana), mas responderam que não seria preciso.
Então, no dia da viagem, saímos do ABC-SP e seguimos, marido, eu e minha sogra, para o camping. Chegamos lá no fim da tarde. Porém, fomos pegos com uma surpresa bem desagradável. Na recepção nos informaram que o camping não abre durante a semana! Poxa vida, tinha entrado em contato com eles, informando os dias de nossa estadia e não nos falaram nada sobre isso. Aliás, tinha entrado antes no site e também não constava esse detalhe. Ficamos extremamente chateados!
Perguntamos se havia algum camping ali por perto e nos disseram que sim, mas que provavelmente também estariam fechados. O desânimo bateu, já estava anoitecendo e não tínhamos onde ficar. Minha sogra estava bem triste, pois achou que nossa acampada não iria rolar.
Lembrei de alguns campings que tinha pesquisado antes da viagem e começamos a telefonar. Após algumas tentativas frustradas, eis que o Camping Paineiras atende e informa que poderíamos ir para lá, pois estava aberto! Que alegria! \o/
Chegamos no local e não havia mais ninguém além de nós. Começamos a montar a barraca próximo a um lago. Já era noite, então não dava para enxergar muito bem a área ao redor. Fizemos um lanche, ficamos batendo papo e depois fomos para a cama.
No dia seguinte acordo com minha sogrita falando de fora da barraca:
– Norinha, esse camping é muito lindo! Vem ver!
Nossa, foi uma grata surpresa mesmo. Que lugar gostoso! Começamos a preparar nosso café da manhã, já bem animados. O dia amanheceu lindo.
Após o café, fomos conhecer os arredores. A propriedade em que se encontra o Camping Paineiras é enorme! Além do setor de acampamento, há chalés para locação, área de lazer para crianças e adultos com piscinas, sauna, playground, quadras esportivas, cancha de bocha, lagos (a pesca é permitida), além de uma área para mensalistas, com muitas casas e chalés, cujos proprietários vão para passar fins de semana, férias e feriados e podem usufruir de toda a estrutura do local.
As quadras esportivas estão localizadas do outro lado do lago, no alto de um morro. Lá também se encontra uma bonita igrejinha.
Nós passamos dias super tranquilos em meio à natureza, descansamos e enchemos a pança. Marido adora cozinhar e caprichou nos rangos!
Em um dos dias caiu uma chuvarada bem forte, mas não durou muito tempo. Quando o aguaceiro estava quase parando vimos um grande grupo de capivaras atravessando o lago. Marido conseguiu registrar o momento:
E assim foi nossa acampada em Itu! Nós curtimos bastante o Camping Paineiras, voltaremos mais vezes e também pretendemos conhecer outros campings presentes na cidade.
Editado: conhecemos outro camping em Itu, o Camping Chapéu de Sol! Clique aqui para ver nossa acampada!