Nós temos um fogareiro Frontier da Nautika com uns treze anos de uso. De algum tempo para cá, notamos que a chama estava baixa mesmo com o botão posicionado no máximo e quando colocávamos na chama mínima, o fogo apagava.
Resolvemos então averiguar. Fizemos uma limpeza, achando que o bico estivesse entupido ou que fosse algum outra problema semelhante, mas constatamos que o fogareiro estava desregulado. Felizmente, foi bem fácil de consertar! Acompanhe as imagens a seguir para ver o passo a passo!
Aproveitamos o momento para fazer também uma pequena manutenção, aplicando um fluido convertedor de ferrugem em alguns pontos do fogareiro para impedir seu avanço.


Para fazer a regulagem da chama do fogareiro, retiramos o botão desenroscando o parafuso com uma chave philips. Na parte frontal havia um adesivo indicando a posição para as intensidades da chama, mas o mesmo descolou há alguns anos.


Como podemos notar na foto acima, o botão possui um “dente”, o qual serve para liberar a trava que permite o encaixe do cartucho de gás, que só pode ser inserido no fogareiro com o botão desligado.
Com o botão removido, é necessário afastar a trava de segurança manualmente para o lado esquerdo para colocar o cartucho. Para isso, utilizamos uma chave de fenda.


Obs.: é possível colocar o cartucho e depois remover o botão, mas como não tínhamos certeza do problema, achamos melhor fazer dessa forma por precaução.
Acendemos o fogareiro com um isqueiro, girando a válvula manualmente para saída do gás e assim começamos a regulagem, verificando o ponto mínimo da chama.

Após encontrar a posição mínima, colocamos o botão de volta, com o marcador voltado para esta posição (chama baixa), levando em consideração à marcação que indica o fogo mínimo.
Como não tínhamos mais o adesivo com a marcação, nos baseamos pela trava, sendo que o dente do botão deve ficar encostado na mesma, indicando a posição da chama mínima.

Depois foi só testar. Ah, aproveitamos para fazer a marcação da posição de desligar e fogo mínimo com um marcador permanente.


Como puderam notar, não é difícil regular a intensidade da chama do fogareiro. Espero que ele dure ainda muitas outras acampadas! 🙂
Leia mais: Nossos equipamentos de camping e algumas dicas.
Clique aqui para ver onde já acampamos!
Obrigado pela dica!
Oi Paulo!
Fico feliz em poder ajudar! 🙂