Visconde de Mauá e Penedo – 4º e último dia

Normalmente nossos últimos dias não são muito produtivos, pois sempre optamos ir embora logo cedo para evitar trânsito de feriado.

Mas ir embora sem visitar Penedo estava fora de cogitação! Sempre quis conhecer a “Pequena Finlândia” e estava ali, tão pertinho…

Tomamos nosso café da manhã, ainda demos uma passadinha nas piscinas naturais da pousada e pegamos a estrada de volta.

Antes de sair da cidade, passamos num ateliê de cerâmica. Depois da viagem à Cunha e de conhecer mais sobre o assunto, nós passamos a visitar todos os ateliês que vemos por aí… rs.

relatos de viagem visconde de maua atelie de ceramica
Gostamos muito das peças, tanto é que compramos uma.

Depois de descer a serra, que estava super tranquila ainda, chegamos em Penedo por volta das 11h.

portal de penedo detalhes de viagens passeios rio de janeiro
Portal de Penedo.

O distrito de Penedo fica no Parque Municipal Ecológico de Itatiaia-RJ. É a principal colônia finlandesa do Brasil fora da região sul do Brasil. É muito visitada, principalmente no inverno, por pessoas que buscam boa gastronomia e atrativos naturais.

Logo quando entramos em Penedo já foi possível notar a arquitetura das residências, hotéis/pousadas e edifícios comerciais.

Seguimos direto para o centrinho.

penedo pequena finlandia rio de janeiro relatos de viagem

Marido que sempre tem uma gracinha na ponta da língua falou “caramba, não sabia que a Finlândia era tão quente!” rs… Estava muito calor mesmo!

entrada pequena finlandia penedo
Entrada do centro comercial.
pequena finlandia penedo rio de janeiro relatos de viagem
Natal o ano inteiro! 🙂
pequena finlandia penedo rio de janeiro turismo passeios
Boneco de neve espertinho embaixo da sombra rs.
penedo pequena finlandia centro comercial lojinhas
Parece até um cenário de filme 🙂

penedo pequena finlandia relatos de viagem

pequena finlandia restaurante penedo

tontulakki jaatelo penedo pequena finlandia

Depois de entrarmos em algumas lojinhas pensamos em almoçar por lá, mas como não estávamos com fome, decidimos tomar um sorvete.

sorvete pequena finlandia penedo
Sorvetes da Tonttulakki Jäätelö. Achamos um pouco caro, mas eram gostosos.

Depois disso, seguimos nosso rumo para casa. Foi uma passagem rápida por Penedo, mas já pude perceber que é um lugar bem gostoso para passear. Dizem que há ótimos restaurantes! Quem sabe numa próxima?

Ah, não pegamos trânsito!!! 😀

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Adoramos Visconde de Mauá! Lindo lugar com muitos atrativos. Nós quase não paramos, mas é ótimo para relaxar também, curtir a natureza e bons restaurantes.

Fomos no início de outubro e o clima estava ótimo, dias quentes para curtir as cachoeiras e noites frias para aproveitar a lareira. Não vimos muitos mosquitos e nem fomos picados (acho que devido à estação) e não pegamos nenhum dia de chuva. Já li relatos que no verão, cuja incidência de chuvas é alta, as estradas (maioria de terra) podem ficar um pouco perigosas, assim como as cachoeiras, dependendo do volume d’água.

No inverno, Mauá é também bastante procurada para curtir o friozinho das montanhas.

No feriado o movimento aumenta consideravelmente, como em qualquer local turístico. Tivemos a oportunidade de curtir um dia comum e foi ótimo, dava para escolher uma cachoeira para chamar de sua… rs. Acho que os atrativos mais procurados são a Cachoeira do Escorrega, Poção dos 7 Metros (Poção da Maromba) e Cachoeira da Santa Clara.

Há também o Parque Nacional do Itatiaia com trilhas e cachoeiras que não deu tempo de ir. Eu já fui há muitos anos, quando era criança, mas ainda me lembro da Cachoeira Véu de Noiva.

Nós adoramos nos hospedar na vila de Maromba em meio à natureza. Tem alguns campings por lá também. Em feriados a estradinha fica cheia, carros passando a todo momento durante o dia. Algum trânsito pode ocorrer, pois as estradas são bem estreitas. Porém, como nós já tínhamos conhecido as atrações ali perto, nem sentimos muito o movimento, já que fomos conhecer lugares mais afastados, além de sempre sairmos cedo e voltarmos no final da tarde. As noites por lá eram super tranquilas, silenciosas.

Quem prefere o burburinho e ficar mais perto das lojinhas e principais restaurantes, Maringá seria a melhor opção (li alguns relatos de pessoas que optaram pelo lado mineiro e gostaram muito, parece ter opções mais “chiques”).

Como comentei anteriormente, a pousada Brilho da Natureza foi uma ótima escolha para nós. É simples e aconchegante. A vista para o riacho foi demais, assim como o café da manhã farto e delicioso e as lindas piscinas naturais.

Na vila de Visconde de Mauá (a primeira das vilas), há posto de gasolina (se estiver indo de São Paulo, opte por abastecer no posto que fica na entrada de Penedo) e somente um banco 24h (Itaú).

Neste site você entra mais informações bem detalhadas sobre Visconde de Mauá.

E vocês, conhecem Visconde de Mauá? Qual cachoeira gostaram mais? Têm mais dicas de lá?

0 Replies to “Visconde de Mauá e Penedo – 4º e último dia”

  1. Estou planejando ir para Visconde de Mauá no começo de dezembro, lugar incrível, suas dicas vão ajudar muuito 🙂

    1. Olá, Luana! Nossa, que legal! Muito bom saber que as dicas serão úteis para sua viagem!
      O lugar é show mesmo!

  2. Amiga que lindo Penedo tb!
    Nossa que aconchegante!
    Ah e que bom que não pegaram trânsito, aki nós não costumamos viajar em feriados, por causa do trânsito, ninguém merece né.
    Adoreiii amiga, que venham as próximas aventuras!
    Estarei acompanhando.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    1. Uma graça Penedo, né?!
      Nem me fala, ninguém merece pegar trânsito de ida ou volta de feriado.
      Nós vamos, qdo possível, um dia antes ou beeeem cedo. E sempre voltamos cedo tbm, acabamos praticamente perdendo um dia, mas preferimos assim.
      Obrigada novamente pela presença, adorei demais vc por aqui tbm, amiga!
      Beijosss

Deixe um comentário