Viagem realizada em janeiro/fevereiro de 2018.
No dia seguinte à trilha Laguna de los Tres, decidimos pegar leve na caminhada. Escolhemos as trilhas que levam ao Mirador de los Condores e Mirador de las Águilas. Ambas as trilhas tem o mesmo início, localizado atrás do Centro de Visitantes.
Como pode ser observado no mapa acima, as trilhas se bifurcam em determinado momento. São cerca de 6 km e 3 horas de caminhada, ida e volta.
No caminho paramos para fotografar a placa na entrada da cidade e o danado do Fitz Roy ainda estava tímido… rs. Em dias sem nuvens, ele aparece bem atrás da mesma.
Cruzamos uma ponte de metal sobre o Rio Fitz Roy e logo chegamos no Centro de Visitantes.
Logo atrás do Centro de Visitantes você já encontra o início da trilha que leva ao Mirador de los Condores e Mirador de las Águilas. A trilha Loma del Pliegue Tumbado também começa aqui, mas segue para o lado oposto.
O percurso segue pelas montanhas vistas na foto abaixo. Parece uma subidona, mas não é tão íngreme. Durante o percurso há diversas placas com informações sobre os condores. As vistas são lindas…
Após a subida, encontra-se a bifurcação que direciona cada trilha. Nós fomos primeiro no Mirador de las Águilas, seguindo à direita. A subidinha continua, mas depois começa um trecho plano.
Durante a caminhada, eis que surge uma das pérolas da viagem. Em minhas pesquisas para fazer o roteiro tinha lido sobre a possibilidade, embora remota, de avistar um huemul durante as trilhas, uma espécie de cervo ameaçada de extinção, encontrada no sul dos Andes. Então, sempre andávamos com os olhos e ouvidos atentos. Do lado direito da trilha, um pouco distante, havia um bonito vale cheio de árvores. De repente, vejo um pontinho marrom entre a vegetação.
– Mor, vem logo aqui, acho que vi um huemul! Eu sabia, eu sabia que íamos encontrar um!!!, disse eu, baixinho, mas empolgadíssima.
Ele estava bem longe. Apertei os olhos para tentar enxergar melhor e notei que “algo de errado não parecia estar certo”… rs. Marido chegou perto de mim.
– Hum… esse huemul tá um pouco estranho, não tá? A cor, sei lá!, falei. Aí marido começou a tirar fotos.
Quando fomos passar as imagens no visor da câmera, caímos na gargalhada. Nosso huemul, na verdade, se tratava de uma… VACA! ¬¬
E o pior de tudo é que durante a trilha tínhamos visto umas pegadas que jurávamos ser de huemul, tiramos fotos e tudo. Mas é claro, eram de vaca… rsrs. A gente nem imaginava que elas andavam por lá. Depois dessa nos apelidamos de “huemulas”.
Após a fatídica constatação, chegamos no Mirador de las Águilas, com uma linda vista panorâmica do vale do río De las Vueltas. À direita é possível avistar o lago Viedma.
Ficamos ali um tempo para ver se aparecia alguma águia ou condor, mas nada. Resolvemos, então, subir um morro que havia mais atrás, de onde era possível ter uma noção melhor da imensidão do Lago Viedma.
Fomos voltando em direção ao Mirador de los Condores. Achávamos que seria possível continuar pelo morro, mas tivemos que descer em um trecho do percurso.
Rapidamente chegamos no mirante, que oferece uma ótima vista para a cidade. Em dias de céu aberto é possível avistar o Fitz Roy e o Cerro Torre.
As trilhas aos Miradores de los Condores e Águilas, juntamente a que leva ao Chorrillo del Salto, são as mais curtas de El Chaltén, por isso são as mais percorridas por quem vai para a cidade em passeios bate e volta a partir de El Calafate, por exemplo.
Como começamos cedo a caminhada, tínhamos a tarde livre, então aproveitamos para passear pelas lojinhas da cidade e comprar algumas lembranças.
O dia seguinte estava reservado para descanso. Tinha programado essa pausa no roteiro, pois sabia que teríamos que reunir forças para as próximas trilhas. Após três dias seguidos de andança, nosso corpo estava pedindo por isso.
Então, tudo o que fizemos nesse day off foi: acordar e tomar café tarde, dormir mais um pouquinho, sair para almoçar e fazer la siesta, tomar um sorvetinho e depois sair para jantar. Eita vida boa, dormir e comer! Repomos as energias e já estávamos prontos para novas caminhadas!
Veja as próximas trilhas que fizemos nos próximos posts!