Viagem realizada em maio de 2017
Após dias incríveis na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia (clique aqui e aqui para ver), descemos para conhecer a Parte Baixa, famosa por suas cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina.
Da pousada que ficamos em Itamonte-MG, levamos cerca de 1h15 até a portaria da Parte Baixa, localizada no município de Itatiaia-RJ (para encontrar a localização no Google Maps, digite “Portão Parte Baixa PNI”).
Para ver todas as atrações do Parque Nacional do Itatiaia, horários de funcionamento, valor do ingresso, entre outras informações, clique aqui.
Pousada Aldeia dos Pássaros
Nós escolhemos uma pousada localizada dentro do parque. A Pousada Aldeia dos Pássaros conta com chalés em meio a muito verde, ótimo para quem busca sossego, contato com a natureza e simplicidade.
Os chalés são rústicos, espaçosos e têm lareira, ótimo para esquentar as noites frias. Achamos um bom custo-benefício.
No primeiro dia chegamos após o almoço e ficamos descansando na pousada. Como as atrações da Parte Baixa podem ser acessadas por carro, teríamos tempo de conhecê-las no dia seguinte.
Atrações da Parte Baixa do PNI
A Parte Baixa do Parque Nacional do Itatiaia também é linda. Fomos seguindo o mapinha que nos foi entregue na portaria e parando o carro em cada atrativo.
A estrada não está lá aquelas coisas, mas dá para transitar tranquilamente. O caminho é muito gostoso, com muito verde ao redor.
A primeira parada foi no Mirante do Último Adeus, que oferece uma vista panorâmica do parque, do Vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.
Continuamos em frente e paramos para conferir a Pedra da Fundação, o marco do primeiro Parque Nacional do Brasil, criado pelo presidente Getúlio Vargas em 1937.
Havia uma trilha mais para cima, fomos caminhando para ver se tinha algo adiante, mas não encontramos nada mais.
Passamos pelo Centro de Visitantes, mas infelizmente estava fechado para reforma. No local há exposições com acervos botânico, zoológico e petrológico, além de outras informações sobre o parque.
Então, seguimos para o Lago Azul, um lindo poço com águas cristalinas. Para acessá-lo deve-se percorrer uma curta trilha à pé e descer uma escadaria com aproximadamente 120 degraus. Há uma segunda opção de trilha, mais longa e sem degraus, nós voltamos por ela.
Atualização: voltamos ao parque em agosto de 2022 e vimos que abriram mais atrações. A partir do Lago Azul, por uma trilha linda, chega-se também ao Poço Espelho do Céu e Cachoeira Itupi.
Voltamos para o carro e fomos em direção à Ponte do Maromba. Estacionamos por ali (há sanitários no local) e descemos um lance de escadas que nos levaria até a próxima atração, a Piscinal Natural do Maromba. Que cenário maravilhoso!
A próxima atração é talvez a mais famosa do parque, a bela Cachoeira Véu de Noiva. Deixamos o carro na Ponte do Maromba mesmo e seguimos por uma trilha. Eu já tinha feito esse percurso para a cachoeira quando criança, foi muito gostoso relembrar.
Após os degraus acima, mais adiante, ela já começa a aparecer… linda cachoeira!
Depois de um tempo por lá, voltamos pela mesma trilha até uma bifurcação que passamos na ida à Cachoeira Véu de Noiva.
Chegamos na bifurcação e fomos em direção à Cachoeira Itaporani, a última atração que visitamos. Seguimos pela trilha que estava meio enlameada até chegar num lindo lago formado pela cachoeira.
Que delícia de parque! Estava bem tranquilo, mesmo sendo um fim de semana. Fomos no mês de maio e a água geladíssima atraía pouquíssimas pessoas para um mergulho. No verão deve ficar bem mais movimentado. Em contrapartida, chove mais nessa época e é preciso tomar cuidado com as perigosas trombas d’água.
Voltamos para pegar o carro e fomos descendo até a pousada. No caminho paramos para almoçar num pequeno e simples restaurante localizado ali dentro do parque mesmo.
Chegando na pousada ainda aproveitamos a sauna e terminamos o dia nos esquentando em frente à lareira. Adoramos o Parque Nacional do Itatiaia!
Se você gosta de cachoeiras, piscinas naturais e boa gastronomia, já viu os posts sobre Visconde de Mauá? Fica ali pertinho, na divisa com o Parque Nacional de Itatiaia e também adoramos conhecer! No caminho ainda pode visitar Penedo, conhecida como “Pequena Finlândia”, por ser o distrito que concentra a principal colônia finlandesa fora da região sul do Brasil. Lá é Natal o ano inteiro, uma graça de lugar. Penedo é muito frequentado nas épocas frias do ano por quem procura beber um vinho e comer bem. No verão, suas belas cachoeiras fazem a alegria de quem curte estar em contato com a natureza.
Enfim, vale muito a pena conhecer o sul do estado do Rio de Janeiro, um paraíso verde!
Esse artigo é bem útil e indico a leitura para todos.
Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
mudou a vida financeira da população. Compartilhei esse
artigo no meu face e twitter. Obrigado pela informação.
Olá, obrigada! Fico feliz que gostou!
Sim, 2020 não tem sido fácil em diversos aspectos, infelizmente.
Muito obrigada por compartilhar!
Vou visitar hoje 03/01/2020. Vamos ver se algo mudou 😉
Olá, Bruno! Tudo bem?
Espero que tenha feito um bom passeio!